4 dicas para ajudar você no planejamento de rotas
Anteriormente, nós demos, aqui no Blog, quatro motivos para você começar a planejar as suas rotas ainda hoje. Hoje, nós trouxemos quatro dicas que vão ajudar você a planejar as suas rotas.
Ao fazer um bom planejamento de rotas, você pode tornar as suas viagens mais eficientes, tranquilas e seguras. Assim, pode chegar mais rápido ao seu destino, gastando menos e com calma. Por isso, pegue o papel e a caneta para anotar estas dicas:
1 – Antes de tudo, planeje a sua viagem
É necessário ter uma estratégia antes de planejar a sua rota: qual é a localização das suas paradas? Quantas paradas precisará fazer? Qual é o prazo para que a sua viagem seja efetuada? Tendo essas informações em mente, fica mais fácil traçar um plano de rotas mais eficiente e seguro.
2 – Faça um planejamento semanal
As paradas que serão realizadas podem, e devem ser agrupadas para evitar atrasos ou imprevistos. Diante da necessidade de realizar diferentes paradas em diferentes dias, programe cada uma delas, segmentando roteiros e combinando destinos. Começar pela parada mais distante também é uma boa dica, assim você pode minimizar as distâncias e o tempo de viagem.
3 – Monte roteiros em forma de lágrima
Ao olhar para os roteiros de entrega em um mapa, é ideal que os pontos de parada sequenciados assumam a forma de uma gota. Salvo os casos em que ocorram restrições de tempo ou paradas para a coleta, essa forma faz com que sejam evitadas as superposições nos roteiros.
4 – Seja parceiro da sua transportadora
O planejamento estratégico feito em parceria com a transportadora é fundamental para a otimização de rotas e tem muito mais chances de dar certo. A empresa tem expertise em logística e pode propor um calendário personalizado e adequado às demandas de cada cliente. Um trabalho em conjunto entre motorista e transportadora oferece inúmeros benefícios.
Essas dicas foram úteis para você? Deixe o seu comentário ou uma dica que você queira compartilhar com a gente!