Topo
Iveco Hi-Way é a aposta da Cia Verde Logística

5 dicas de economia: como gastar menos combustível nas estradas

Quando o assunto é economia, a gente logo pensa no consumo principalmente de combustível. Em excesso, esse consumo pode encarecer e muito a viagem entre um frete e outro. Mas, ao adotar algumas práticas simples, é possível diminuir bem os custos e manter o veículo em bom estado, ao mesmo tempo.

Aqui, listamos cinco dicas de economia de combustível. Vamos colocar em prática?

Planeje sua rota

Quando você faz um planejamento do seu caminho, evita surpresas desagradáveis. Por exemplo: se você chega direto ao seu destino, sem nenhum desvio ou problemas de estrada, consequentemente gasta menos tempo e menos combustível.

Calibre os pneus

Pneus que não estão calibrados corretamente exigem mais do caminhão e isso desperdiça combustível. Além disso andar sempre com a carga no peso permitido, checar os níveis de água e óleo e fazer a revisão e manutenção com frequência garantem tranquilidade e economia.

Use o tacômetro

Alguns caminhões mais novos tem uma faixa verde no tacômetro (ou conta-giros), indicando a rotação ideal para aquele veículo. Dirigir o máximo de tempo possível dentro dessa faixa reduz o consumo de combustível, pois evita forçar o motor do caminhão com rotações baixas ou altas demais.

Mantenha o veículo engrenado

Nos veículos modernos, quando o freio está acionado, não há injeção de combustível e você pode manter o carro engrenado que o gasto é zero. Mas no ponto-morto, o motor fica como se estivesse em marcha lenta, gastando muito mais.

Adote a direção defensiva

Quando você mantém a distância de segurança de outros veículos, você evita o gasto de muito combustível com as freadas bruscas. Acelerar repentinamente também aumenta os gastos. Então, não faça ultrapassagens arriscadas, não force o pedal do acelerador e não ande em alta velocidade o tempo todo.

Tem mais alguma dica de economia? Conte pra gente nos comentários.

Sem Comentários

Postar um Comentário