5 dicas ecológicas para quem vive na estrada
Dirigir o seu caminhão é muito mais do que ligar o motor, engatar a marcha e viver na estrada. Existem muitas responsabilidades que devem ser seguidas, principalmente as sustentáveis. Para ser um motorista ecologicamente correto, é preciso ter uma direção defensiva, fazer a manutenção preventiva e ter boa educação no trânsito.
Além dessas precauções atingirem um nível positivo na natureza, ser um motorista consciente também é bom para o seu bolso, já que muitas atitudes estão ligadas ao desempenho do seu bruto.
Confira, a seguir, as cinco melhores dicas que preparamos para você adotar na sua rotina de estradeiro:
1- Uma condução irregular eleva o consumo de combustível. Mesmo com trânsito, mantenha uma distância defensiva do veículo à frente, evite acelerações e paradas frequentes.
2- Não “estique” as marchas. Faça reduções em rotação mais baixa: isso economiza a energia gasta e exigida pelo veículo.
3- Rode com a marcha engatada para aproveitar o freio do motor ao se aproximar de um obstáculo ou sinal de trânsito.
4- Não faça velocidades muito altas e nunca ultrapasse a velocidade máxima do seu caminhão. Isso aumenta a resistência do ar e a força necessária para deslocar o veículo. Sempre respeite a velocidade máxima permitida.
5- O motor funcionando com temperatura abaixo da ideal aumenta o consumo de combustível. Por isso, no inverno, o consumo de combustível sempre aumenta. Se possível, evite trajetos curtos no frio.
Gostou das nossas dicas? Sabe mais alguma? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo com os seus amigos nas redes sociais!