Topo

A polêmica sobre motoristas e o uso de drogas

Já se passou uma semana da polêmica matéria da Rede Globo, informando que um a cada três motoristas profissionais são usuários de drogas. Um absurdo! Claro que não irei fechar os olhos e ignorar o grande problema que a categoria está enfrentando. Ele precisa ser combatido, porém esta informação é exagerada, sofremos com esse problema sim, mas “o buraco é mais embaixo”!

A questão é que a matéria não ficou somente nisso. Ela ouviu alguns responsáveis de várias camadas do setor, mostrando que, infelizmente, boa parte dessa triste atitude é resultado da grande pressão que este profissional sofre diariamente. E na entrevista, o telespectador pode até concluir quem é um dos grandes culpados por tudo isso. A fala do presidente do NTC- Associação Nacional de Transportadores de Cargas, José Helio Fernandes, negando qualquer problema e desconhecendo qualquer tipo de pressão, deixa isso bem claro.

Mas toda essa polêmica foi boa por um lado: o telespectador pode observar que o caminhoneiro é imprescindível e não está realizando suas operações com os devidos cuidados. Como em qualquer trabalho, temos direitos e deveres que de maneira alguma devem ser ignorados, e o profissional levantar a bandeira é fundamental, brigando pelos seus direitos e acima de tudo os achando de extrema importância para sua qualidade de vida.
Eu mesmo, por diversas vezes no passado, me senti obrigado a realizar viagens com a carga horária acima do estipulado, e ainda tendo que ouvir: “é o trabalho, é assim mesmo”. Não, não é assim mesmo! Somos profissionais e merecemos respeito. Enquanto os setores responsáveis pela fiscalização não tomarem nota deste grave problema que enfrentamos, as coisas não terão solução, e a sociedade continuará sofrendo as consequências, e o caminhoneiro continuará sendo apenas mais uma vítima disso tudo.

Contudo, esse assunto sendo abordado por uma grande emissora, mostra que de certa forma, as coisas estão tomando jeito, e a um passo de seguir para o caminho da solução, e a sociedade como um todo ter conhecimento desse problema é fundamental.

Até a próxima.

Wagner Araújo Wagner Araújo – Carreteiro e responsável pelo blog Wagner Caminhões http://wagnercaminhoes.blogspot.com.br/

 

Sem Comentários

Postar um Comentário