Sono x Estradas
Sabe quando bate aquele sono quase incontrolável e você está dirigindo seu bruto entre uma carga e outra? É hora de segurar o peso nos olhos para não cochilar! Segundo informações do Detran, o sono no volante é responsável por cerca de 30% dos acidentes rodoviários.
Por isso, é preciso estar sempre atento para não entrar para as estatísticas. Fique ligado nas dicas:
– Não fique parado
Aproveite as paradas para fazer exercícios físicos e se espreguiçar. Isso melhora a oxigenação e as articulações, despertando o corpo e o organismo.
– Pare e descanse
Se não estiver aguentando mais o sono, o melhor é parar o caminhão em um local seguro e descansar. Não dê chance ao perigo.
– Café não resolve
O que o café faz é prolongar o tempo que você fica atento, mas ele não evita a sonolência. O mesmo acontece com o cigarro. Há ainda motoristas que, devido a longas horas de viagem, usam anfetaminas ou rebite, como costumam dizer. Na verdade, isso é uma agressão ao corpo uma vez que o sono configura uma necessidade orgânica, segundo especialistas.
Repouso é importante
Tenha boas noites de sono. O ideal, segundo especialistas, é dormir por cerca de 7 horas e 40 minutos, para que o organismo se recomponha e os hormônios fiquem equilibrados.
Beba muita água
Além de despertar, a água vai te ajudar a ficar sempre hidratado e com a saúde em dia.
Fonte: http://www.detran.mt.gov.br/