Pedágio para caminhões: como é feito o cálculo
Segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), há concessões rodoviárias em 21 trechos diferentes no Brasil, o que soma mais de 100 praças de pedágio em todo o território brasileiro. Os cálculos das tarifas de pedágio são feitos através do conceito de tarifa quilométrica, o que significa que existe um valor fixo por quilômetro multiplicado pelo trecho de cobertura da praça e que vai variar de acordo com a rodovia e o tipo de veículo.
Esse cálculo divide as rodovias em três categorias:
– sistema rodoviário – rodovias paralelas, ambas com pista dupla;
– estradas de pista dupla – com canteiro central, barreira física ou visual;
– estrada de pista simples – uma faixa por sentido.
Sendo assim, os veículos de dois eixos, como caminhões leves e caminhão trator de dois eixos, terão a tarifa multiplicada por 2.
Os veículos de três eixos, como caminhões trator e caminhões trator com semirreboque, terão a tarifa multiplicada por 3.
Caminhões com reboque e caminhões trator com semirreboque e quatro eixos terão a tarifa multiplicada por 4.
Ou seja, a quantidade de eixos do veículo implica diretamente no cálculo do pedágio que seu bruto irá pagar.
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