A importância do sistema pneumático de seu caminhão
É muito importante prevenir falhas e assegurar a vida útil do sistema pneumático do seu bruto. Mas para isso, o estradeiro precisa tomar alguns cuidados. O site O Carreteiro separou alguns itens para observar antes de iniciar uma viagem. E a gente repassa aqui:
Compressores de ar
O nível de óleo do motor deve estar entre as marcações máxima e mínima na vareta de verificação. Além de ser importante para o motor, o óleo também é utilizado para lubrificar os componentes do compressor de ar. Para compressores de ar que possuem refrigeração a água, verifique também o nível do reservatório bem como a qualidade do líquido de arrefecimento recomendado pelo fabricante do motor do veículo.
Regulador de pressão
Observe a forma como ele trabalha. A primeira se dá quando o regulador atinge a pressão máxima de regulagem (pressão máxima do freio), fazendo com que abra a válvula de descarga e como consequência, o ar comprimido procedente do compressor de ar é soprado para a atmosfera (esse processo não é válido para veículos com “governador”. A segunda acontece quando o regulador atinge a pressão mínima de trabalho, fazendo com que a válvula de descarga feche e, normalmente, o sistema pneumático volta a ser carregado até atingir novamente o nível de pressão máxima de trabalho.
Secador de ar
Há modelos de veículos que possuem secador de ar instalado. Em condições normais de aplicação, tanto os cartuchos convencionais quanto os cartuchos com coalescência devem ser trocados, em até dois anos de uso. Para verificar a condição do cartucho/filtro do secador de ar, consulte um concessionário.
Reservatório de ar
É recomendado drenar periodicamente os reservatórios de ar com o objetivo de eliminar qualquer possibilidade de acúmulo de água, óleo ou mesmo de pequenas partículas metálicas; impurezas procedentes do compressor de ar (isso também é válido para veículos com secador de ar instalado no sistema pneumático).
Leia também: A importância da troca de óleo do seu bruto.