Ainda sobre restrições para caminhões
Graças à Deus estamos mais uma vez por aqui!
Em sua coluna, meu amigo Wagner Araujo abordou um assunto que coincidentemente eu também estava a escrever e, diga-se de passagem, foi uma excelente abordagem sobre restrições a caminhões. Porém, gostaria de focar em algo que muito me incomoda: a forma em que as prefeituras tem criando suas restrições.
Algo é muito claro, não existe um estudo sobre as características dos caminhões que fazem entregas no perímetro urbano. Por exemplo, citarei uma cidade que foi a meu ver justa, se é que dá pra dizer que existe uma restrição justa para quem leva insumos e movimenta a economia de uma cidade. Bauru restringiu a entrada de caminhões com PBT superior à 15 toneladas e 13,5 metros no centro da cidade. Basicamente um toco com um furgão para entregar colchões tem liberdade de entrar no centro da cidade.
Mas, se eu tenho um 170E22 ainda que menor em dimensões e medidas, também fico proibido de circular ou tento a sorte e entro assim mesmo e faço minhas entregas? Mas, o grande problema é que, o órgão responsável por normatizar as leis de trânsito, não criou regras e limites para as prefeituras e estas proíbem apenas por proibir. Até aqui onde eu moro, uma pequena cidade de pouco mais de 13 mil habitantes, tem na rua principal do comércio, proibição da circulação de caminhão das 9 às 18 horas.
Creio que as montadoras poderiam sugerir um consenso sobre o tema. Afinal, é do interesse de todas venderem seu produto. E os inertes sindicatos poderiam se mexer também, pois a logística de nosso país é do interesse comum e se, gerida com bom senso e sem demagogia, trará somente benefícios a todos.
Um grande abraço e fiquem com Deus!
Cristiano Bueno – Dono do canal vlog8rodas, no Youtube.
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