Topo

Cada estrada, uma exigência para seu caminhão

Cada trecho, rodovia e rua possui uma peculiaridade que exige alguma coisa do seu caminhão. Seja força, atenção ou grande habilidade por trás do volante. Reunimos as principais demandas e recomendações para os principais tipos de vias brasileiras.

Vias pavimentadas

Muitas pessoas as chamam de “tapete”, são vias lisas, retas e bem pavimentadas. Elas demandam muita atenção do condutor principalmente em relação à velocidade, pois ele não costuma “sentir” o impacto do aumento.

Isso pode ocasionar uma falta de balanceamento e fazer o caminhão sair da trajetória, o que é bem arriscado.

Vias com serras

Se o objetivo é subir e descer as serras, o bruto deve estar com o sistema de arrefecimento, a embreagem e as correias em dia! Eles irão garantir que o carro não perca a força nem a estabilidade na hora da subida e que seja possível controlar a velocidade nas descidas.

O peso do veículo também deverá ser avaliado, pois, quanto maior for, mais demandará desses itens.

Vias com curvas e mão dupla

São as campeãs em número de acidentes, pois há um grande número de curvas e a topografia da área pode prejudicar o motorista. Nesse caso, a atenção e a prudência são os maiores aliados.

Além disso, a suspensão e os amortecedores devem estar em bom estado, porque será necessário frear e diminuir a velocidade constantemente.

 

Gostou de nossas dicas? Então, aproveite para compartilhar com os seus colegas de estrada! Você também pode comentar sobre o cuidado que tem e o que não se pode fazer nesses tipos de estrada.

Sem Comentários

Postar um Comentário