Caminhão a gás: o abastecimento não precisa ser demorado
Tudo que é novidade gera dúvidas, mas aqui você vai entender tudo sobre o abastecimento dos caminhões a gás. O que é mito e o que é verdade? Será mesmo que o abastecimento é sempre demorado nesses veículos?
A IVECO já conta com diversos caminhões rodando por todo o Brasil e contribuindo para a mudança que queremos ver no setor de transporte. Isto é, uma área sempre em prol da sustentabilidade, do meio ambiente, da mobilidade verde e diminuição de emissões.
A tendência global está de acordo com os objetivos da IVECO, que é criar um tipo de transporte sustentável, baseado na introdução de veículos com combustíveis alternativos. Por isso, somos uma marca cada vez mais verde.
Por que usar gás?
O gás é um combustível mais barato, além de ser mais sustentável. Quando falamos do ponto de vista operacional, também vence os veículos a diesel. Portanto, a escolha certa para investir. Agora, confira a diferença em redução de CO2:
Com uso do gás natural: 10%
Com uso do biometano: 90%
O HI-WAY Natural Gas, caminhão a gás da IVECO, possui motor que aceita o gás natural, o biometano ou até mesmo a mistura dos dois combustíveis.
Além disso, a escolha estratégica do gás leva em consideração os pactos com a indústria automotiva em reduzir as emissões. A IVECO apoia as iniciativas e coloca as mudanças em prática.
Demora muito abastecer um caminhão a gás?
Se o caminhão for IVECO a resposta é não, pois o HI-WAY Natural Gas possui duas válvulas de abastecimento do tipo ABNT em paralelo (aquelas utilizadas para abastecer os carros de passeio GNV) exatamente para reduzir esse tempo pela metade. A concorrência tem apenas uma válvula, ou seja, a IVECO não para, literalmente.
Além das duas válvulas ABNT o caminhão a gás da IVECO tem também uma válvula de abastecimento de alta vazão do tipo NGV2.
A válvula de alta vazão da IVECO permite que o tempo de abastecimento seja parecido com o tempo necessário para abastecer o tanque de um caminhão a diesel.
Mas isso só é possível em postos que usam dispenser de alta vazão. Hoje no Brasil somente poucos postos são dotados deste tipo de dispenser. Mas, a tendência é de, em um curto prazo de tempo, ter esses postos preparados para o abastecimento rápido nas principais rotas rodoviárias.
A IVECO mantém contato com parceiros e concessionárias de gás. Quanto mais postos estiverem preparados para receber caminhões pesados a gás com a tecnologia da válvula de alta vazão, melhor para todos.
Precisamos criar um ecossistema e não apenas um caminhão. O desafio é grande e o Brasil é um país continental. Mas se fosse fácil a gente nem entraria nessa corrida, não é mesmo?
Principais pontos de abastecimento no Brasil
As regiões Sul, Sudeste e uma boa parte do Nordeste já estão cobertas com o abastecimento de gás. As capitais por todo o Brasil também contam com o serviço, incluindo todo o litoral.
Agora que você já sabe que o caminhão a gás da IVECO reduz pela metade o tempo de abastecimento, chegou a hora de ganhar mais tempo ainda e ir logo conhecer a linha de pesados IVECO no site oficial: pesadosiveco.com.br