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Caminhão é sinônimo de modernidade

Que os caminhões estão muito evoluídos, muitos já sabem. E em muitos casos eles são mais modernos que os veículos mais novos. Esses dias um amigo comentou que na Europa estavam preparando para lançar um carro com transmissão automatizada que, aproveitando parte do trecho da rodovia, desengatava eletronicamente a transmissão, economizando combustível. Eu respondi a ele que nos caminhões isso não era nenhuma novidade: isso já é utilizado há tempos, e com melhor proveito da inércia devido o fato do caminhão possuir bastante peso agregado. A Iveco mesmo, na Europa, recebe do seu fornecedor de câmbio oficial (a ZF) as novas transmissões da família TraXon, que desengata eletronicamente a caixa da maneira mais proveitosa possível, economizando ainda mais combustível.

O sistema pneumático é constantemente monitorado e a ventoinha do radiador entra em operação sempre na melhor condição, evitando desperdício de energia. Ou sej: um pacote de soluções para tornar o veículo mais rentável possível.

Mas não é só isso. Com o advento da eletrônica, os caminhões não ficaram apenas mais modernos, mas também se tornaram mais produtivos, duráveis e rentosos. Por meio das informações encontradas no display do computador de bordo, o caminhoneiro recebe uma série de informações que facilitam e tornam a vida a bordo mais tranquila, segura e agradável.

O motorista autônomo e frotista também se beneficia de tudo isso. Um exemplo é uma eventual pane no motor. Vamos imaginar que você está trafegando com um veículo de geração antiga, ou seja, sem eletrônica alguma e, de repente, surge algum defeito no sistema de arrefecimento do caminhão. O condutor terá que ficar atento para acompanhar a temperatura do caminhão, e caso isso não ocorra, ele pode danificar seriamente o propulsor do veículo. Já em um caminhão moderno, caso o motorista não se atente de maneira alguma no painel, o sistema se encarregará de monitorar a condição, reduzindo a potência, evitando superaquecimento e até desligando o motor caso o motorista insista em continuar. Sem dúvidas uma proteção e tanto para o bolso do proprietário do caminhão.

É fato que, como em tudo que é eletrônico, a manutenção imediata se torna quase impossível, deixando o motorista na mão no meio da estrada, por falta de ferramenta adequada. Por outro lado, com os equipamentos certos, o diagnóstico e a solução são extremamente rápidos, fazendo com que o caminhão retorne rapidamente ao trabalho.

É um caminho sem volta, e a cada modelo novo lançado poderemos sofrer com os bugs das novidades, podendo causar dores de cabeça ao operador. Mas é fato que existem mais vantagens do que desvantagens com o advento da eletrônica nos caminhões. Bem vindo aos novos tempos.

Até a próxima.

Wagner Araújo Wagner Araújo – Carreteiro e responsável pelo blog Wagner Caminhões http://wagnercaminhoes.blogspot.com.br/

 

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