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Como escolher o veículo ideal para cada tipo de carga

Tipo de carga, categorias específicas e a capacidade dos veículos influenciam na escolha. Descubra o veículo ideal para seu negócio e garanta viagens seguras, eficientes e dentro da lei.

Fala, motorista e caminhoneiro(a)!

Você sabia que escolher o veículo ideal para transportar suas cargas é fundamental para garantir viagens seguras, eficientes e dentro das regulamentações? 

Sim! Saber identificar a finalidade de uso, categorias específicas e a capacidade dos caminhões é muito importante. Afinal, o que funciona bem para uma carga de 3 toneladas pode não ser adequado para uma carga de 10 toneladas.

Além disso, a escolha entre diferentes tipos de caminhões e suas carrocerias ou semirreboques é crucial para economizar tempo e dinheiro. Desta forma, é possível evitar desperdícios de capacidade ou sobrecarga. 

Neste guia, vamos ajudar motoristas e caminhoneiros a escolher o veículo ideal para suas necessidades de carga. Então, se você tem dúvidas sobre este assunto, já estaciona aí, pega um cafézinho, e vamos em frente com a leitura! 

Tipos de Carga X Carroceria 

Bom, o primeiro passo ao escolher o veículo ideal é entender as características específicas da carga que você transporta ou deseja transportar. Isso irá influenciar diretamente na carroceria a ser utilizada. 

Abaixo, estão os tipos de carga e carrocerias indicadas para cada uma delas: 

  • Carga seca: Produtos embalados em caixas, sacos e fardos. Ex: eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, roupas, ferramentas, peças automotivas, itens de higiene pessoal, etc. 

Para carga seca, as categorias de carrocerias podem ser diversas, sendo as principais:

Baú Simples: carroceria fechada usada para o transporte de materiais que demandam maior proteção contra condições adversas. 

Grade Baixa: para cargas secas mais resistentes, como chapas de aço, materiais de construção, por exemplo.

Graneleiro: indicada para cargas secas a granel que não necessitam de invólucro, como grãos, cereais, fertilizantes e adubos, ou materiais de construção também. 

Baú Sider: ideal para produtos paletizados, engradados e caixas que não demandam proteção contra condições adversas. Pode ser fechado por lona e possui uma abertura lateral que facilita o deslocamento.

  • Cargas refrigeradas: Alimentos perecíveis que requerem refrigeração, como carne e laticínios. Para esse tipo de carga, utiliza-se Baú refrigerado ou frigorífico.
  • Cargas a granel: Materiais soltos como areia e grãos, ou líquidos, como água potável, leite, combustível, entre outros. Para esse tipo de carga, utiliza-se o Tanque, que é uma carroceria própria para o transporte. Outra opção é a Caçamba basculante, que permite a descarga por escoamento traseiro. 
  • Cargas Especiais: Cargas que exigem tratamento especial, como produtos químicos perigosos. Para produtos perigosos, utiliza-se o Implemento do tipo Tanque. Outra carroceria indicada é o Porta contêiner, que conta com encaixes para fixação do container transportando a carga de forma segura.

Tipos de Veículos 

Agora que você já sabe as carrocerias indicadas para cada tipo de carga, é hora de falarmos do bruto. Isto é, o veículo que será seu parceiro nas estradas e/ou centros urbanos. 

No mundo do transporte de carga, existem diversas opções de veículos, cada um com suas características e finalidades específicas. Abaixo, apresentaremos os seis modelos mais comuns para ajudar você a entender qual é o mais adequado para o seu trabalho. 

Veículo Urbano de Carga (VUC)

O VUC é um veículo de menor porte especialmente projetado para circular em áreas urbanas.

Os chamados VUC, sigla para Veículo Urbano de Carga, são veículos leves feitos para circular nas áreas urbanas

Na IVECO, a linha de veículos que se encaixa nesta categoria (VUC) é a Daily, líder em vendas no mercado brasileiro. Ela disponibiliza opções de Chassi-Cabine, Furgão e Minibus. Com o conforto de um automóvel e a potência de um caminhão, os modelos atendem a uma ampla variedade de negócios e aplicações.

Caminhão Médio e Semipesado

O caminhão semipesado possui um eixo simples na carroceria, com um eixo traseiro e outro frontal. Costuma ser utilizado para atividades como mudanças e distribuição de carga seca, bem como para transporte de materiais nos setores de construção civil e agronegócio.

Para a categoria de médios e semipesados, a IVECO tem a linha de caminhões IVECO Tector. Com  modelos de 9 a 31 toneladas, são veículos reconhecidos pelo seu baixo custo operacional, potência e conforto.

Com uma nova geração Euro VI, todos os veículos desta linha oferecem cabines de alto padrão e incorporam novos elementos de segurança. E total versatilidade: são diversas opções de tração, cabine ou potência para se adequar a sua necessidade.

Caminhão Pesado

O caminhão pesado, também chamado de Truck , podendo ser 6×2 e 6×4, tem eixo duplo na carroceria. Essa característica aumenta a sua capacidade de carga sem comprometer a performance do bruto.

Carretas

As carretas são veículos articulados divididos em duas partes: o cavalo e a carroceria. A força do motor fica no cavalo mecânico, que inclui as rodas de tração e a cabine do motorista. Já a segunda parte, a carroceria, é a que recebe a carga.


Na carreta, a força do motor fica no cavalo mecânico e a carga na carroceria. 

O cavalo mecânico pode ser acoplado a diferentes tipos de carga, e cada módulo é conhecido como semirreboque.

Vale lembrar que essas combinações devem obedecer às normas de peso e dimensões estabelecidas pela legislação. Alguns modelos incluem:

Cavalo Mecânico Trucado ou LS: Com eixo duplo em seu conjunto para melhor distribuição de peso.

Caminhão de 2 Eixos: Equipado com um trator mecânico e um reboque de 2 eixos cada. Peso bruto total permitido de 33 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.

Carreta 3 Eixos: Além do cavalo mecânico, inclui um semirreboque de 3 eixos. Capacidade máxima de carga de 41,5 toneladas e extensão máxima de 18,15 metros.

Caminhão com Cavalo Trucado:  Segundo a nova norma, os conjuntos, denominados tecnicamente como Combinações de Veículos de Cargas (CVCs), compostos por um caminhão e um semirreboque, serão permitidos atingir um comprimento máximo de 19,30 metros.

Bitrem: Tem uma grande capacidade de transporte, com sete eixos que aguentam um peso total bruto de 57 toneladas.

Rodotrem: Esta configuração é composta por dois semirreboques com 9 eixos que aguentam um peso total bruto de 74 toneladas.

O veículo é interligado por um dolly e só pode ser tracionado por um cavalo mecânico trucado.

O rodotrem não se adequa às normas de peso e tamanho do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), conforme a Resolução 210/06. Logo, empresas que precisam usar o rodotrem devem obter uma Autorização Especial de Trânsito (AET) do DNIT.

Para o segmento de caminhões pesados, a IVECO conta com o IVECO S-Way. O S-Way está disponível em três opções de potência: 450 cv (4×2), 480 cv (6×2) e 540 cv (6×4).

Com tecnologia avançada, um conforto único, além da potência e alto desempenho, este é o melhor caminhão pesado já feito pela IVECO. 

Ele passou por cerca de 450 testes que refletem as condições das estradas brasileiras. Além disso, viajou muito para ser um produto diferenciado e pronto para atender às necessidades dos caminhoneiros e gestores de frotas no Brasil.

Esperamos que este guia tenha sido útil para ajudar você a escolher o veículo ideal para transportar sua carga por esse Brasilzão. Se você tem mais alguma dúvida sobre este tema, é só deixar nos comentários abaixo. 😉

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