Conheça os tipos de freio de um caminhão
Os freios são a parte mais importante do veículo quando o assunto é segurança. Na IVECO, eles são produzidos com o mais alto padrão de tecnologia, para garantir uma ótima performance e ainda reduzir o desgaste dos componentes. Vamos conhecer os tipos de freios dos brutos?
ABS – Anti-lock Braking System
No Brasil existe uma legislação de 2014 que exige que todos os veículos automotores produzidos no país tenham o sistema ABS de frenagem. Ele é um sistema pneumático. Isso é, quando é acionado, a válvula do pedal libera ar no sistema do caminhão, esse ar chega até as rodas e impede que elas travem, proporcionando uma frenagem mais uniforme e mais segura.
EBS – Electronic Brake System
O EBS é uma versão melhorada do freio ABS. A principal diferença entre os dois é que, em vez de utilizar ar, o EBS é acionado de forma eletrônica. Dessa forma, a resposta da frenagem é ainda mais rápida, já que o sistema pneumático só é acionado quando um sinal eletrônico é enviado.
Freio motor
Aqui o caminhão funciona como qualquer automóvel, já que o freio motor é aquele acionado quando o motorista reduz a marcha do veículo. Esse sistema funciona por meio de uma válvula de escape. Assim, a pressão dentro do cabeçote do motor retarda a movimentação dos pistões, já que os gases de exaustão não são eliminados pelo escapamento. A consequência é a redução da velocidade do caminhão, que evita o desgaste de alguns componentes, como as lonas e os tambores.
Freio auxiliar
Esse freio está ligado à caixa de mudanças do caminhão. Ele interrompe a passagem de óleo pelas engrenagens do câmbio, o que faz com que a rotação do eixo da caixa seja reduzida – assim como a velocidade do caminhão. Esse freio é muito comum em caminhões com Peso Bruto Total acima de 157 toneladas.
CEB – Combined Engine Brake
Na IVECO, um exemplo diferente de freio é no Hi-Way. Ele é equipado de série com freios ABS, ajustador automático de folga, sensor do nível de desgaste das lonas e o freio motor CEB. Ele combina o freio por descompressão com o freio motor convencional borboleta. Assim, a potência de frenagem chega a 415cv. Além de tudo isso, o IVECO Hi-Way também tem o freio auxiliar Intarder, que leva a potência de frenagem a 978cv.
Ter um bruto com um bom freio, como o CEB do Hi-Way, garante mais segurança para o estradeiro e aumenta a vida útil do sistema de freio e dos componentes relacionados do motor.
Confira nosso Papo de Caminhoneiro sobre freios:
E aí, gostou de saber quais são os tipos de freios disponíveis no mercado? Então continue acompanhando o Blog da IVECO para ficar por dentro de novidades e dicas para melhorar a vida do estradeiro.