Curiosidades sobre a participação da IVECO no maior rali do mundo, o Dakar.
O maior rali do mundo chega a mais uma edição com diversos desafios únicos!
Chegando à sua 45ª edição, que teve início no dia 31 de dezembro e vai até o dia 15 de janeiro, o Dakar é considerado a maior competição de rali do mundo, colocando homem, máquina e a natureza um contra o outro a todo momento.
Com sua tradicionalidade e desafios únicos, o Dakar desperta o espírito de exploração e superação de limites, o que atrai pilotos do mundo inteiro. Claro que algo tão desafiador também desperta a curiosidade dos apaixonados pela competição ou daqueles que já ouviram falar, mas ainda não tiveram a oportunidade de acompanhar. Então, pensando nisso, separamos aqui algumas curiosidades sobre o Dakar e a participação da IVECO na competição.
Provas de longa duração
O primeiro desafio do Dakar é a duração de cada prova, que pode chegar a 4 horas. Apenas para comparação, uma prova do WRC (Campeonato Mundial de Rali) tem entre 5 e 10 minutos.
Para onde vamos?
Outra diferença está no “Road Book”, ou guia da rota. Em uma competição de rali, esse guia é entregue até um dia antes ao piloto e a seu copiloto. Já no Dakar ele é entregue entre 10 e 20 minutos antes de cada etapa, aumentando o desafio.
E se eu me perder?
Uma das principais características do Dakar é que as suas provas são realizadas no deserto. Com isso, caso um piloto se perca, ele pode acionar a organização do Dakar para receber um resgate, já que todos os veículos, incluindo os caminhões, são monitorados durante as provas em tempo real, inclusive para casos de acidentes graves.
Terminar o Dakar já é uma vitória
O Dakar pode ser traiçoeiro com os competidores, tanto que apenas 50% dos competidores conseguem completar a prova. Muitos ficam no meio do caminho, seja por problemas mecânicos ou por acidentes.
O piloto mais jovem a ganhar uma etapa
Mitchell Van Den Brink, piloto do Powerstar #511 pela Eurol Team De Rooy IVECO, foi o vencedor da sexta etapa do Dakar. Por ter apenas 20 anos de idade, ele se tornou o piloto mais jovem a ganhar uma etapa na categoria de caminhões.
Pai e filho, adversários
Mitchell Van Den Brink, o jovem piloto, é filho de Martin Van Den Brink, que é piloto do IVECO PowerStar #506 pela também Eurol Team De Rooy IVECO. Será que eles formam uma família competitiva?
IVECO para todos os lados
Na categoria de caminhões, esta edição conta com 54 competidores e, destes, 15 estão pilotando um caminhão da IVECO. Entre os modelos estão Powerstar, Trakker e T-Way, será porque o IVECO é o escolhido de vários pilotos?
Gostou de conhecer as curiosidades do Dakar? Acompanhe a competição nas redes sociais da IVECO no Facebook, Instagram, LinkedIn, e acesse o conteúdo sobre as etapas clicando aqui.
Conteúdo criado em parceira com Érico Rafael Pimenta – Jornalista especializado em caminhões do portal