Topo

Daily Elevittá: veículo inaugura uma nova era no transporte de passageiros

Você sabia que cerca de 10% da população mundial têm algum tipo de deficiência física? Em números gerais, essa porcentagem equivale a mais ou menos 800 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, o Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004*, garante aos portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa.

Mais do que acessibilidade, a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida tem o direito de ir e vir, como qualquer outro cidadão. É se baseando em todas essas informações e olhando para o futuro, que a Iveco Bus apresenta ao mercado uma opção que vai facilitar o dia a dia e o transporte de todas as pessoas: o Daily Elevittá, pioneiro no mercado mundial nesse seguimento.

Diferenciais

Acessibilidade, segurança e conforto foram as bases do projeto que culminou no nascimento do Daily Elevittá. O modelo foi projetado para oferecer ao passageiro com deficiência ou mobilidade reduzida as mesmas condições que os outros ocupantes desfrutam a bordo do veículo. “Ele foi pensado de fora para dentro, considerando as necessidades dos passageiros e dos operadores”, observa o gerente de marketing de produto da Iveco Bus para a América Latina, Gustavo Serizawa.

O Daily Elevittá foi projetado considerando o debate quanto a forma de transporte do passageiro, se na própria cadeira ou na poltrona do veículo. Nos fóruns promovidos pela Comissão de Estudo de Transporte com Acessibilidade CE-40:000.002, houve unanimidade entre os profissionais da área médica e de terapia ocupacional, a inviabilidade de transporte da pessoa com deficiência na sua própria cadeira de rodas, nos veículos rodoviários e seletivos. Então, ficou concluído que, sob o ponto de vista médico e terapêutico, o transporte da pessoa com deficiência deve ser realizado na poltrona de passageiros por promover maior conforto e segurança. Tal definição foi possível considerando as condições clínicas, fisiológicas e terapêuticas do passageiro; aspectos de segurança e conforto durante a viagem; questões relacionadas à operação dos veículos e características técnicas das atuais cadeiras de rodas.

Desenvolvido e fabricado na fábrica da Iveco, em Sete Lagoas (MG), sob a plataforma do Iveco Daily 50C17, o principal diferencial do Elevittá é o dispositivo de poltrona móvel (DPM), que posiciona a poltrona do lado de fora do veículo, possibilitando que o passageiro embarque e desembarque sem sair do seu assento. O dispositivo de poltrona móvel, desenvolvido especialmente para a linha Daily, pela empresa Elevittá, posiciona a poltrona do lado de fora do veículo, o que permite ao passageiro embarcar e desembarcar sentado no seu assento.

De olho no futuro

Além de garantir o bem-estar dos passageiros, o transportador também tem benefícios com o Elevittá. É que as leis de acessibilidade do transporte de passageiros, para a categoria M2 (veículos para o transporte de passageiros com mais de oito lugares, além do condutor, com Peso Bruto Total inferior ou igual a cinco toneladas), seja escolar, urbano ou fretamento, sinalizam que, nos próximos anos, entre 2017 e 2018, todos os veículos que realizam o transporte público de passageiros deverão proporcionar acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

“Lançamos um produto economicamente viável para os empresários do setor e nos antecipamos aos concorrentes. O Daily Elevittá abre uma nova era no transporte de passageiros”, destaca o diretor de negócios da Iveco Bus para a América Latina Humberto Spinetti.
Ele afirma ainda que o cliente contará com o apoio da rede de concessionárias Iveco, com revendas estrategicamente distribuídas pelo país. “Nosso produto contribuirá para que as pessoas possam se deslocar e realizar suas atividades diárias sem nenhum tipo de constrangimento”, completa Spinetti.

Atualmente, setores como o hoteleiro, de transporte escolar, de fretamento e de locação de veículos são alguns exemplos de mercados que serão beneficiados com a chegada do Elevittá.

Fonte: CREA – RS*

Sem Comentários

Postar um Comentário