IVECO S-Way | Testado & Aprovado
Ep. 1: Dirceu Cosme
O IVECO S-Way é para quem quer criar novos caminhos e o empresário Dirceu Cosme sabe disso. O pesado que chegou para revolucionar a indústria de caminhões como o melhor custo benefício do mercado já conquistou o coração de Dirceu, que conta com 15 veículos IVECO, sendo dois modelos S-Way.
Nascido em Campo Erê, Santa Catarina, mas morador de Lucas do Rio Verde (MT) há 43 anos, sua empresa atua no transporte de grãos, milho, soja e farelo, nas regiões de Sinop, Lucas do Rio Verde e Rondonópolis,
O transportador afirma que o fator decisivo para adquirir o IVECO S-Way foi o motor FPT Cursor 13, Euro 6 com turbo HI-eSCR, que resultou em mais economia de combustível.
O conforto, que é motivo de elogio constante pelos motoristas, a tecnologia que facilita o dia a dia e aumenta a segurança, e o design que impressiona a todos também foram importantes para esta escolha.
Confira abaixo o bate-papo com quem já testou e aprovou o IVECO S-Way.
O que levou você a escolher o IVECO S-Way?
O que me surpreendeu e fez eu comprar um IVECO S-Way foi toda a tecnologia que a gente tem dentro do caminhão hoje. E a melhora no motor, que trouxe uma economia muito boa no caminhão e, sem dúvidas, foi o fator principal que me levou a escolher o S-Way.
O que você mais gosta no IVECO S-Way?
O visual dele em si. Ele ficou um caminhão muito bonito. E a potência, né? Porque quando você está dirigindo, quando o motorista está trabalhando, o caminhão tem potência, resistência, torque, dá conta da subida. Então, é um orgulho enorme quando você está trabalhando e tem a potência do motor para ultrapassar, quando preciso.
Como o S-Way facilita o dia a dia repleto de desafios nas estradas?
No dia a dia, o S-Way se mostra um caminhão robusto e resistente, com capacidade para enfrentar estradas de terra, rampas e outros desafios sem problemas. Ele também tem toda a tecnologia que torna a direção mais segura, como sistemas que auxiliam em partidas em rampas, o que é também é motivo de orgulho para quem está conduzindo.
E para o seu negócio, você percebeu os benefícios?
Sim, sem dúvidas. Melhorou a imagem da empresa e melhorou a questão do faturamento, né? Porque hoje a gente tem um caminhão mais econômico. E também para o motorista, porque se ele está trabalhando com um caminhão bom, ele se sente mais confortável e consequentemente entrega mais desempenho no trabalho. Então, o retorno que o S-Way nos oferece é muito bom.
Como você avalia a transmissão de 12 velocidades do S-Way?
A transmissão de 12 velocidades foi uma mudança muito bem-vinda. Em 2011, eu peguei o primeiro caminhão IVECO com a transmissão automática. Então a gente trabalhou 12 anos com um câmbio de 16 marchas. E sempre sonhei que isso fosse alterado para 12 marchas.
E agora isso realmente aconteceu, ficou muito bom. São 4 marchas a menos, então o caminhão não exige que se acelere tanto para fazer a mudança de marcha, e esse ponto eu acredito que foi responsável por, no mínimo, uns 5 % da economia de combustível do caminhão.
O S-Way foi amplamente testado nas estradas brasileiras antes de ser lançado aqui no país. Você sente que ele se adapta às diferentes estradas e climas?
Com base na minha experiência de já ter rodado 70 mil quilômetros com um dos caminhões, posso afirmar que o S-Way se adapta muito bem às estradas e ao clima da nossa região aqui, que inclui áreas montanhosas. Ele enfrenta estradas de terra e asfalto sem problemas. Além disso, tem boa tração mesmo em condições de chuva.
Você notou uma diferença significativa no tempo total de viagem?
Em termos de tempo, a principal diferença é na velocidade do veículo. O motorista chega mais rápido ao destino, principalmente em subidas. Em relação às horas de trabalho, isso não muda. O que muda é que os motoristas, sem dúvidas, chegam mais descansados no local, pois o caminhão oferece maior conforto, e tem mais potência e resistência.
Um ponto forte do IVECO S-Way são tecnologias de condução, como o Controle de Cruzeiro Adaptativo – o ACC, o Alerta de Mudança de Faixa – LDWS, a Assistência ao motorista, entre outras. O que você achou delas?
Essas tecnologias ajudaram demais. Aquele sistema do Controle de Cruzeiro Adaptativo, que você tira o acelerador ao descer o morro, e ele desengata da caixa fazendo uma rodagem livre, fez uma diferença enorme. O caminhão deslancha mais e anda muito mais, porque ele desliga o sistema.
Inclusive aumenta a segurança do motorista. Afinal, ele vai se acostumar a andar mais devagar, porque ele sabe que não precisa acelerar o caminhão. Ele vai tirar o pé do acelerador, e o caminhão segue sozinho, fazendo a média que precisa.
Então o motorista vai ganhando essa consciência, afinal não é sobre velocidade, o importante é você andar devagar com segurança. O caminhão quer que a gente trabalhe dessa maneira, rodando a 75, 80, no máximo 85 por hora. E isso acaba educando e conscientizando quem está no volante.
Outra característica notável é o volante multifuncional. Como isso faz
diferença para você?
O volante multifuncional é muito prático e fez muita diferença. Permite que o motorista acesse diversas funções sem tirar as mãos do volante, então ele fica muito mais focado e concentrado ali, com mais segurança e praticidade.
E com relação ao design, o que você tem a dizer?
O design do caminhão é impressionante. Ele chama muita atenção das pessoas quando estamos parados em postos de combustível ou em qualquer lugar. É muito comum a gente chegar num local e já escutar elogios sobre a aparência do caminhão. E é uma beleza de dentro para fora, porque por dentro também tem toda a tecnologia de ponta, incluindo geladeira e ar-condicionado digital, proporcionando todo o conforto necessário.
Falando em conforto, os motoristas comentam sobre isso?
Sim, frequentemente. Eles elogiam o conforto dos bancos, a direção e o ar- condicionado. A disponibilidade de porta-objetos também é ótima, pois permite que eles organizem suas coisas com facilidade.
Com certeza, isso influencia muito no bem-estar do motorista. Depois de trabalhar o dia todo, é algo sem comparação. Ele desce do caminhão descansado, porque o caminhão tem torque, tem potência, além de economizar combustível, que é excelente.
Sobre a manutenção, como tem sido com o IVECO S-Way?
Sim, nesses 70 mil quilômetros rodados até agora, não precisei comprar nada, nem gastar nada, então a gente percebe que isso também resulta em economia no final.
No início, a gente tinha muitas dúvidas quanto aos paralamas, que são de aço carbônico, se não me engano. Mas não soltou parafuso e não quebrou nenhuma lanterna, o que geralmente acontece com muitos caminhões quando ocorrem mudanças assim. Com o S-Way deu tudo certo, está tudo perfeito, e não tivemos nenhum problema nesses 70 km.
Você não dirige o S-Way todos os dias, afinal não é o motorista. Mas conte como foi sua experiência ao dirigir.
Ontem mesmo eu tive essa experiência, pois eu saí para dar uma volta no caminhão e a minha vontade foi continuar seguindo viagem, porque é realmente uma sensação muito boa. Eu fiquei ali mexendo nos botões, encantado com o caminhão, com a velocidade, o desempenho. A gente tira o pé e parece até que o caminhão anda mais. É uma experiência prazerosa mesmo.
Você recomenda o IVECO S-Way?
Olha, eu não apenas recomendo, como “vendo” ele para todo mundo. Antes de me perguntarem, já estou vendendo, e olha que não tenho nada a ver com a concessionária. Mas já estou indicando ele para todos, porque o negócio é bom, é bruto, é potente. Está testado e aprovado.