Live IVECO + Sebrae: aprenda sobre a logística na vida do empreendedor
Como abrir o seu negócio ou melhorar o seu plano de negócios com algumas dicas essenciais!
Fala, amigo(a)! Não sei se você sabe, mas a logística é muito importante para qualquer empreendedor, tenha ele uma micro, pequena ou média empresa. Como é muito assunto e dúvidas sobre esse tema sempre surgem, preparamos uma live de peso com o Sebrae no dia 16 de agosto, às 20h, no canal da IVECO no Youtube, com conteúdo exclusivo para você que quer saber sobre logística e empreendedorismo. Bora continuar lendo?
E aproveite para ativar o lembrete da live agora mesmo clicando aqui!
ALGUNS DADOS
A quantidade de empreendedores brasileiros com empresas acima de 3,5 anos cresceu muito no Brasil no ano passado. Se formos contar, são mais ou menos 14 milhões de pessoas de 18 a 64 anos, ou 9,9% da população adulta, que comandam um negócio no país.
Esses dados são da GEM (Global Entrepreneurship Monitor), uma pesquisa global sobre empreendedorismo. No Brasil, a pesquisa é feita pelo Sebrae e pelo IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade). Acesse o link para ler a pesquisa completa.
Em resumo, essa pesquisa mostra que ainda tem pessoas querendo abrir o próprio negócio e que, só no Brasil, temos 43 milhões de empreendedores. Muita coisa, né?
Por isso, é preciso estar atento ao mercado e utilizar os melhores processos para gerir a sua frota, ou seja, ter uma logística estruturada e melhor.
Ainda falando de informação, existem financiamentos que permitem micro e pequenas empresas a ter fácil acesso a crédito, como o Pronampe.
Mas não basta criar o seu próprio negócio sem saber alguns pontos importantes ou analisar a forma como outros empreendedores trabalham. A nossa live (ative o lembrete clicando aqui, é dia 16 de agosto, às 20h) , inclusive, vai abordar esses pontos em 4 fases.
1. Logística para o pequeno empreendedor
A importância da logística e distribuição na gestão de qualquer negócio e o momento certo para investir em uma frota própria.
2. Empreender na logística – Primeiros passos
A análise de uma empresa de logística como uma oportunidade para empreender. Oportunidades de mercado, segmentos que demandam, estimativas de investimento e de retorno, etc.
3. Como e quando expandir a frota própria
Como administrar seu negócio, separando a administração das finanças pessoais das finanças da sua empresa, e qual o momento certo para expandir a sua empresa e deixar de ser um caminhoneiro autônomo para se tornar um empregador e ter mais de um caminhão.
4. Interação com o caminhoneiro
Resposta a perguntas de caminhoneiros e empreendedores de perfis variados sobre como administrar seu negócio e dicas para comprar veículos próprios para a sua frota.
Esses pontos vão passar pelo mercado e também responder a perguntas como: é só abrir um MEI? Como manter a sua empresa após aberta? E com tanta concorrência entre transportadores autônomos, como se destacar? E, antes de pensar nisso tudo, bora para alguns pontos de atenção para quem está começando!
COMO CRIAR UM MEI CAMINHONEIRO
Em outro texto que postamos aqui no blog há algum tempo, mostramos como é o processo de abertura do seu MEI, que você pode acessar clicando aqui. E os outros pontos de atenção você confere a seguir, com algumas dicas importantes que vão ajudar a contextualizar a nossa live no dia 16 de agosto!
DICAS DE SUCESSO
Análise constante do mercado
Não adianta ter um negócio se você não sabe o que está acontecendo no setor. Muitas empresas pequenas começam e acabam por não saber se adaptar a novas situações. Um grande exemplo disso foi a pandemia iniciada em 2020.
Saber as tendências afeta, e muito, o seu negócio. É bom sempre olhar para o todo, ficar de olho em oportunidades e ameaças para o seu negócio e acompanhar nomes de peso nas áreas de empreendedorismo como o Sebrae. Com o tempo, essa análise será uma rotina para você.
Conhecer bem cada etapa do negócio
Poucas pessoas começam um empreendimento sem saber os riscos que podem surgir com o tempo. Geralmente é feito um documento descrevendo o que é o seu negócio, o que está sendo vendido e como você vai lucrar com isso.
Um ponto importante é definir o seu público-alvo, que nada mais é que saber para quem você está vendendo, pensando também no seu nicho de mercado, por exemplo, “hortifrúti”, e começar a analisar os seus concorrentes diretos.
Como vou começar, manter e crescer? É importante desenhar num papel, por exemplo, tudo que você quer trabalhar e aonde quer chegar. Colocando na ponta do lápis os equipamentos que serão necessários, número de pessoas e até o layout que você vai usar em suas redes sociais para divulgar o seu negócio. A logística entra aqui, viu? Inclusive, o Sebrae tem um conteúdo de dicas e medidas para pequenos negócios de logística e transporte, que você pode conferir clicando aqui.
Planejamento financeiro
Falamos um pouco da análise de mercado e de conhecer bem as etapas do seu negócio, mas a parte financeira é extremamente importante porque vai determinar o valor total de recursos que você vai investir. Pense nos investimentos fixos, os pré-operacionais; capital de giro e um valor de reserva para futuros problemas.
Nessa fase, você perceberá qual o ponto de equilíbrio, que é o faturamento mínimo para você não sofrer prejuízos. Uma fórmula utilizada é:
Custos e despesas fixas ÷ Margem de contribuição = Ponto de equilíbrio
Fazer um plano de negócios
Essa etapa é uma junção do que falamos até aqui com o que você ainda vai ver a seguir. No plano de negócio, entra tudo, desde a parte operacional, financeira e de marketing. Inclusive, a logística é muito maior do que apenas pensar no transporte, viu? A seguir, um resumo do que é feito normalmente:
- Descrição do seu empreendimento e o diferencial no mercado;
- Missão do seu negócio;
- Produtos, serviços e os principais benefícios ofertados;
- Quem vai comprar ou encomendar o seu produto;
- Local, fica perto de algum lugar? Onde encontro você?;
- Investimento total;
- Forma jurídica;
- Enquadramento tributário (aqui entram os gastos a mais).
Estudar estratégia de encantamento dos seus clientes
Muitas pessoas pensam nessa estratégia como parte final, mas entender como você vai captar ou chamar a atenção do seu cliente é extremamente importante.
O que vai motivar o seu cliente a fechar negócio com você? O preço não é o principal fator, e sim o encantamento. Segundo alguns estudos de Harvard, a venda de boas experiências é o que faz uma marca ser inesquecível.
Vamos pegar um exemplo prático?
Quando as pessoas vão à Disney, os clientes são chamados de convidados. E há casos de aniversariantes que estavam em hotéis da Disney e receberam cartões assinados pelo Mickey ou com a brincadeira de escolher um pedido da Fada Madrinha.
Como você vai conquistar o seu cliente? Estude algumas estratégias de marcas famosas. Isso vai dar uma criatividade a mais na hora de se vender!
Observar a concorrência
Observar é diferente de copiar, viu? Nada de fazer estratégia igual à do seu concorrente. O sentido de observar aqui é saber exatamente o que os “outros” estão fazendo que você pode fazer melhor.
É com a concorrência que temos ideias para o negócio e aprendemos todos os dias o que não fazer.
Gostou das dicas? Abrir um negócio é muito mais complexo do que a gente imagina, né? Por isso, nada melhor que uma oportunidade única com quem entende de empreender e de logística no mercado. A nossa live vai acontecer no dia 16 de agosto, às 20h, em nosso canal do YouTube!
Ah! E conta pra gente qual dica você gostou mais ou se já aplica no seu negócio!
Ah, e acesse a live clicando aqui para ativar o lembrete e não poder por nada essa oportunidade!