Topo

Maior bomba de concreto da América Latina é transportada por Iveco Trakker

A Iveco desenvolveu o Trakker para atender os segmentos de construção civil e mineração, áreas em que não basta o caminhão ser robusto, é preciso ter confiabilidade. Por conta de seu “DNA” focado em atender com excelência os trabalhos mais severos, a Rentalmix, empresa paulista especializada em bombeamento de concreto, escolheu o Trakker para transportar a maior bomba de concreto da América Latina.

O modelo Trakker utilizado pela Rentalmix é a versão com motor Cursor 13 de 420 cavalos de potência e 1.900 Nm de torque (entre 1.000 e 1.500 rpm) com tecnologia Euro 3, e transmissão automatizada. A configuração 10×4 foi realizada de acordo com a necessidade da Rentalmix. Com carga útil de 35.500 quilos e PBT técnico de 50.000 quilos, o Trakker 8×4 (base deste caminhão) tem capacidade máxima de tração (CMT) de 132 toneladas. Com a instalação de mais um eixo, o veículo chegou a quase 15 metros de comprimento.

“Para utilizarmos a bomba da Putzmeister, decidimos pelo caminhão Iveco porque já tínhamos feito uma experiência anterior, com um Iveco e uma bomba de concreto com 52 metros de alcance. Devido à confiança adquirida com o primeiro caminhão, voltamos a optar pelo mesmo modelo”, explica Gabriel Carramenha, diretor de Engenharia da Rentalmix.

Adquirido pela Rentalmix no final de julho, o Trakker teve suas adaptações feitas pela própria Iveco em parceria com a Randon Multieixo, sendo que esta última ficou responsável pela homologação do caminhão junto ao Renavam.

Carramenha explica porque a Rentalmix optou em utilizar um caminhão Iveco para instalar a bomba de concreto da Putzmeister: “Diversas qualidades do Trakker nos fizeram decidir por ele, como sua capacidade de carga, resistência do chassi e a transmissão automatizada. Além disso, já conhecíamos a qualidade do motor, pois havíamos adquirido uma versão anterior. A confiança na durabilidade do Trakker também não deixa nada a desejar com relação a outras opções disponíveis no mercado”.

A “carga” do Trakker é simplesmente a maior bomba de concreto que já operou na América Latina. Desenvolvida pela Putzmeister Brasil, a autobomba com lança 63Z é capaz de bombear 160 metros cúbicos de concreto por hora (equivalente a 20 caminhões betoneira). Pode ser utilizada para bombear com eficiência em prédios de até 20 andares, graças a lança de 62,10 metros. Pontes e grandes conjuntos habitacionais também estão na lista de obras que podem ser realizadas pela 63Z. Além do longo alcance, o equipamento possibilita que a lança seja aberta emlocais com pé direito de aproximadamente 12 metros de altura.

Enquanto aguarda sua homologação, o Trakker 10×4 já tem uma agenda para 2014: “Ele irá operar em uma obra de grande porte no Rio de Janeiro, que ainda não podemos revelar o nome”, comenta Gabriel Carramenha. Criada em 2005, a Rentalmix resolveu atender a demanda por equipamentos como bombas, e tornou-se especializada no bombeamento de concreto. Dentro do mercado de construção civil, a empresa se diferencia atuando com clientes de pequeno, médio e grande porte.

_BPH2298

O Trakker está transportando a maior bomba de concreto que já operou na América Latina.

O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.

Sem Comentários

Postar um Comentário