Qual o melhor implemento, baú ou carroceria?
Cá estamos nós com a graça de Deus novamente! Sempre ouço a pergunta: qual o melhor implemento, baú ou carroceria?
Pergunta difícil, pois a implementação está ligada diretamente a sua necessidade e aplicação a carga. Por exemplo: se tenho necessidade de transportar mercadoria geral paletizada, nada mais prático que o sider, ou a carroceria aberta, mas neste caso terá sempre o trabalho de enlonar a carga. Quando iniciei no ramo de transporte em 1992 foi com carroceria aberta, mas como era no 3/4 e apareciam muitas mudanças, para trazer boa impressão ao cliente e proteção adequada ao tipo de carga, a melhor opção foi o furgão carga seca e com isso passei por 3 marcas desde então.
O primeiro e o segundo eram com chassi travessas em aço e teto e laterais em alumínio, internamente equipado com sarrafos de madeira e assoalho em compensado naval, e o atual com madeira maciça, vantagem no naval, mais leve, porém frágil em comparação a madeira maciça, que permite o uso de palleteiras mesmo pesadas.
Meus furgões sempre foram equipados com sarrafos de madeira nas paredes deles, mas nos dois test drive que fiz, os veículos estavam com material metálico nas laterais e um deles com chapa de aço no assoalho.
Chapa de aço traz um resistência para movimentação de cargas, porém por ser anti derrapante, pra transporte de mudanças dificulta um pouco o trabalho, mas permite até mesmo a circulação de empilhadeira e as laterais com chapa galvanizada dobrada eu achei frágil pra amarração pois nem sempre é possível ou conveniente amarrar nos tubos ou barras para isso.
Tecnologia e soluções empregadas lá fora, nos mostra estarmos no tempo da pedra lascada, ou seja, muito atrasados.
Na nossa indústria existem muitos fabricantes constituídos por pequenas e médias empresas e alguns grandes e famosos que trabalham também com pequenos no sistema de fornecimento das partes para estes montarem, mas basicamente vemos produtos bem parecidos (base em aço, paredes em alumínio estruturadas com perfis em alumínio ou aço e assoalho, como já citei acima).
No Japão e Europa usam maciçamente alumínio como forma de reduzir a tara do caminhão, fator importante para um extra pesado, e mais ainda para um caminhão leve, fora as soluções técnicas empregadas para ergonomia e facilidade em manuseio sem abrir mão da segurança, carroceria aberta temos alguns fabricantes que já nos vendem estas 100% em alumínio, com a vantagem de peso reduzido. Em de furgões, vejamos uma comparação com algumas soluções lá de fora, o youtuber Dario Besso nos mostra o que os japoneses tem:
Na Europa, deixo vocês pelas mãos da Iveco polonesa, que apresentação algumas soluções de tirar o chapéu!
Ps: atenção somente à carroceria, senão fatalmente você vai desejar um Eurocargo!
E finalmente temos o uso do ACM, que é uma peça única onde as vantagens podemos ver nesse link: http://www.capla.com.br/
Se quiser ver em vídeo sobre o que acho:
Até a próxima, com a graça de Deus!