Recapagem de pneus
Olá! Como prometido na última coluna, irei comentar aqui bons exemplos que acontecem no setor. Felizmente existem diversos, porém, vou falar de um que interfere no dia a dia e no bolso do transportador. O temido pneu, responsável por grande parte dos custos na planilha.
Mas o bom exemplo não é propriamente o pneu, e sim, a reforma dele, a famosa recapagem! Com ela, é possível reduzir drasticamente os custos com os pneumáticos, além de ser uma atitude ecologicamente correta, reduzindo os descartes e usando de recursos naturais para a produção de um produto novo.
Curiosamente, no Brasil o sistema é muito popular, principalmente pela redução dos custos e não por motivos ecológicos e funcionais. Digo isso pois, conversando com vários profissionais, muitos se mostram desatentos sobre o assunto e até mesmo mostram desconhecimento sobre o produto. Um exemplo é quando comentam que os pneus recapados não são resistentes e não suportam nossas estradas, o que não é verdade. Os produtos feitos com rigoros controles de produção, muitos realizados pelos próprios fabricantes de pneus, voltam para a estrada sem problemas.
Dão exemplo, também, de países desenvolvidos, dizendo erroneamente que eles não fazem uso da recapagem. Para se ter uma ideia, os EUA é o pais que mais consome pneus recapados, seguindo de perto por outros tantos da Europa.
É a velha mania do brasileiro elitizar tudo! O recape é sim tendência mundial e o Brasil está indo no caminho certo. Cada vez mais a indústria especializada vem estudando novos recursos, tecnologias e emprego de produtos mais nobres, tornando a recapagem cada vez mais durável.
Com o aumento das fiscalizações e normas impostas aos reformadores, o setor está evoluindo passo a passo e o país é exemplo no setor. Claro, temos muito o que melhorar ainda, não tenho dúvidas, mas o setor já mostra bons exemplos de boas práticas.
O que posso notar é que o mesmo que acontece com a reciclagem de materiais, ocorre com os pneus. Por motivos de redução de custos, a ação se torna um sucesso, e a atitude ecológica, a redução de recursos entre outros, vêm junto, o que não deixa de ser bom também.
A cultura do uso de pneus reformados aumenta a produtividade do caminhão. Existem diversas estatísticas que comprovam isso, além de realizar tudo a um custo menor, e manter o caminhão sempre rodando, afinal, caminhão nenhum pode ficar parado.
Mas, e você leitor, amigo caminhoneiro, o que acha do uso de pneus recapados? Comente abaixo.
Até a próxima.
Wagner Araújo – Carreteiro e responsável pelo blog Wagner Caminhões http://wagnercaminhoes.blogspot.com.br/ |