Universo do transporte e suas transformações
Olá, já repararam a quantidade de tipos de implementos rodando instalados ou atrelados em caminhões? Se voltarmos um pouco no tempo, fica nítida a transformação que o universo do transporte sofreu.
Antes, as carrocerias abertas ficavam responsáveis por boa parte das vendas, e tudo quanto é tipo de carga eram transportadas por elas. Hoje em dia não está mais assim, porém não significa apenas que ocorreu uma mudança de comportamento, e sim, mostra a evolução que o setor recebeu. Para muitos estudiosos, o tráfego de caminhões nas estradas é considerado como o termômetro da economia. Eles estão corretos. E o aumento das opções de carrocerias, marca o amadurecimento da cadeia logística.
Tudo que é transportado atualmente eram praticamente os mesmos produtos levados nas carrocerias abertas de madeira, porém, como a exigência cada vez maior de qualidade, cumprimento da lei do descanso e segurança nas estradas, boa parte dos produtos receberam implementos especialmente desenvolvidos para eles.
Antes, um produto perecível viajando exposto, perdia qualidade, e sacrificava o motorista profissional, fazendo com que cumprisse horários apertados, correndo risco de saúde e da própria vida. O que foi facilmente solucionado com a criação e uso das carrocerias isotérmicas, eliminando por completo este problema, ainda agregando qualidade ao produto, viajando na temperatura ideal. Outro caso ocorria com o transporte de pedras ornamentais no estado do Espírito Santo. Quando eu trafegava por lá, pude observar por diversas vezes restos de pedras nas curvas da estrada, deixando claro o sinal de que havia ocorrido mais um acidente grave. Tudo quanto é tipo de carroceria adaptada era empregada nesse tipo de transporte. Hoje, com as atuais normas e regulamentações, implementos específicos estão sendo utilizados pelo pessoal responsável pela locomoção da carga. Muitos outros exemplos podem ser citados.
Sendo assim, esse aumento de variação de tipos de carretas e carrocerias, é um sinal que o setor vem evoluindo cada vez mais, trazendo benefícios para o embarcador, cliente, frotista e para a sociedade toda. Aumentando a segurança da operação e a qualidade dos produtos. Não só os implementos evoluíram, como também os caminhões foram se transformando e criando os modelos chamados vocacionais. Um exemplo são os caminhões empregados hoje em dia na coleta de resíduos, veículos desenvolvidos e preparados unicamente para essa função.
O caminhoneiro deve ficar atento a tudo isso, procurando se qualificar e ficar atento com as mudanças contínuas do mercado. Com tudo isso, podemos afirmar que se o caminhão é o termômetro da economia, a diversidade de implementos pode mostrar o quanto esta maduro o setor de logística. Que continue assim. Até a próxima!
Wagner Araújo – Carreteiro e responsável pelo blog Wagner Caminhõeshttp://wagnercaminhoes.blogspot.com.br/ |