Você sabe a diferença entre chassi e monobloco?
Em 2017, abordamos este assunto aqui no blog e, de lá pra cá, pudemos perceber que o tipo da carroceria provoca muitas dúvidas entre os motoristas. Qual veículo é monobloco? Qual é o chassi-cabine? Qual o indicado para transporte de cargas?
Por isso, para te ajudar a esclarecer essas e outras dúvidas, de uma vez por todas, vamos te explicar detalhadamente a diferença entre os dois tipos!
A aparição do monobloco!
Foi em 1922 que surgiu o monobloco, peça inteiriça que forma a estrutura dos automóveis, ou seja, em uma única peça estão o chassi e a carroceria do veículo, sendo o assoalho, laterais e teto.
A novidade veio com o Lancia Lambda que, na época, se tornou o primeiro carro mais baixo, com mais estabilidade e desempenho. Desde então, o monobloco foi adotado para a fabricação de veículos em várias partes do mundo.
O que torna o monobloco ideal para os carros?
Todo mundo sabe que o peso do veículo impacta no desempenho e consumo de combustível do automóvel, e é aqui que entra o monobloco!
Por ele ser inteiriço, o monobloco torna o veículo mais mais leve e menos robusto, e adaptáveis a motores menores cilindradas como os populares 1.0.
Entretanto, esse tipo de estrutura não é recomendada para transporte de cargas pesadas, visto que o peso pode trincar a estrutura durante o dia a dia do batidão.
Chassi: todos tem, mas uns são separados da carroceria!
Seria uma inverdade falar que os veículos monoblocos não possuem chassi. Na verdade, o que ocorre no monobloco, como já dito, é que o chassi está junto com todo o resto da carroceria e, nos outros veículos, as longarinas são separadas da carroceria.
O chassi foi criado no século XIX e, desde então, é utilizado na produção de veículos em geral.
Por que para o transporte de cargas é ideal ser um chassi-cabine?
Os veículos de transporte estão nas ruas ou estradas todos os dias, enfrentando diversas situações, como buracos ou trânsito, e aguentando muito peso. Para evitar que a estrutura do veículo aguente sem rachaduras ou trincas, os caminhões e ônibus têm o chassi separados da cabine.
Outra vantagem de se ter a estrutura sobre o chassi é que isso proporciona maior versatilidade e baixo custo na manutenção, além de troca de componentes.
Quais modelos IVECO possuem estrutura sobre o chassi?
A robustez dos veículos IVECO é um dos motivos que cativa os nossos parceiros e frotistas, e, para garantir essa robustez, todos os veículos comerciais possuem o chassi separado da carroceria.
Os pesados Hi-Way e Hi-Road estão preparados para qualquer tipo de frete, são ideais para quem precisa ir mais longe com excelente desempenho.
Conheça mais dos pesados, aqui.
Na família Tector, você encontra modelos para o urbano e para o rodoviário, com modelos de 9 a 31 toneladas.
Conheça a família Tector, aqui.
Por último, mas não menos importante, o Novo IVECO Daily também possui estrutura sobre o chassi. O queridinho das ruas tem a robustez de caminhão e garante o conforto de automóvel. Pode ser dirigido com categoria B (versão Daily City e Daily 35-150 ), possui para-choque tripartido, além de ser versátil, aplicando-se a diversas situações do dia a dia.
Veja todos os modelos do Novo Daily, aqui.
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