Cada estrada, uma exigência para seu caminhão
Cada trecho, rodovia e rua possui uma peculiaridade que exige alguma coisa do seu caminhão. Seja força, atenção ou grande habilidade por trás do volante. Reunimos as principais demandas e recomendações para os principais tipos de vias brasileiras.
Vias pavimentadas
Muitas pessoas as chamam de “tapete”, são vias lisas, retas e bem pavimentadas. Elas demandam muita atenção do condutor principalmente em relação à velocidade, pois ele não costuma “sentir” o impacto do aumento.
Isso pode ocasionar uma falta de balanceamento e fazer o caminhão sair da trajetória, o que é bem arriscado.
Vias com serras
Se o objetivo é subir e descer as serras, o bruto deve estar com o sistema de arrefecimento, a embreagem e as correias em dia! Eles irão garantir que o carro não perca a força nem a estabilidade na hora da subida e que seja possível controlar a velocidade nas descidas.
O peso do veículo também deverá ser avaliado, pois, quanto maior for, mais demandará desses itens.
Vias com curvas e mão dupla
São as campeãs em número de acidentes, pois há um grande número de curvas e a topografia da área pode prejudicar o motorista. Nesse caso, a atenção e a prudência são os maiores aliados.
Além disso, a suspensão e os amortecedores devem estar em bom estado, porque será necessário frear e diminuir a velocidade constantemente.
Gostou de nossas dicas? Então, aproveite para compartilhar com os seus colegas de estrada! Você também pode comentar sobre o cuidado que tem e o que não se pode fazer nesses tipos de estrada.